Tecido biodegradável e sustentável
A discussão sobre tecido biodegradável e sustentável tem recebido cada vez mais atenção. Combinar conforto, tecnologia e sustentabilidade nos tecidos está sendo um desafio que vai impactar o futuro do setor. Essas discussões surgem em um cenário de mudança na mentalidade do consumidor, que passou a ter consciência sobre a situação do planeta e se preocupar mais com o meio ambiente e a procedência dos itens que consome, incluindo suas roupas.
Dessa forma, marcas têxteis que se preocupam com a sustentabilidade acabam atraindo maior visibilidade do público engajado na causa e agregam valor aos seus produtos. Isso significa que, além de cuidar do meio ambiente, esse posicionamento acaba impactando positivamente na imagem da marca.
Sustentabilidade na indústria têxtil
A má utilização dos recursos hídricos é um dos principais impactos causados pela indústria têxtil. Uma única camiseta de algodão, por exemplo, precisa de cerca de 2.700 litros de água para ser produzida. Por isso as estratégias, principalmente de reutilização da água, são imprescindíveis para se produzir um tecido sustentável.
Outra forma de se adaptar às mudanças é refletir sobre a escolha correta da matéria prima. Utilizar tingimentos de origem natural, por exemplo, é uma saída em relação aos sintéticos, que causam muitos danos aos ecossistemas aquáticos.
Visando causar menos impacto ambiental, a Rhodia, uma empresa da indústria química, possui um portfólio focado em produtos sustentáveis para o setor têxtil. A linha Amni Sustainable White é produzida com redução do consumo de água e energia, gerando menos gastos com tratamento de água e efluentes, além de menor uso de substâncias químicas no tratamento de tecidos.
Tecido biodegradável
Desde 2014, a Rhodia possui outra tecnologia sustentável de destaque, o Amni Soul Eco. Ele é o primeiro fio biodegradável de poliamida do mundo, 100% reciclável. A fibra aceita diversas cores e pode ser utilizada para a produção de peças variadas. Inclui também proteção contra raios UVA e UVB. Por aguentar exposição à luz solar, é bastante popular na confecção de moda praia e esportiva.
Vale lembrar que, antes do descarte, a durabilidade do tecido biodegradável é a mesma do convencional. Porém, quando descartado em aterros sanitários controlados, eles desaparecem completamente em até 3 anos, sendo 50% no primeiro ano. Isso acontece porque, quando descartado corretamente, o fio atrai bactérias, o que diminui o tempo de biodegradação.
Apesar do Amni Soul Eco ter um pequeno custo adicional se comparado aos fios sintéticos tradicionais, o valor é bastante competitivo e não torna o produto final absurdamente caro para o consumidor.
O desenvolvimento do tecido biodegradável foi realizado em parceria com a Macias®. O lançamento oficial aconteceu durante o Minas Trend e o Congresso Internacional da Abit. Pode conferir alguns produtos da Tecelagem Macias® com o fio biodegradável aqui.
Essas fibras de poliamida biodegradáveis têm sido usadas em diferentes setores, incluindo a indústria têxtil, para a produção de roupas e outros itens, como carpetes e embalagens. No entanto, vale ressaltar que a disponibilidade dessas fibras ainda é limitada e que, mesmo sendo biodegradáveis, é importante seguir as práticas corretas de descarte para evitar poluir o meio ambiente.
Fio biodegradável e reciclado
Já no segundo semestre de 2019, ao completar 100 anos de atividade no Brasil, a Rhodia lançou o fio Amni Soul Cycle, primeiro fio biodegradável e reciclado de poliamida do mundo. O fio é 100% desenvolvido nos laboratórios brasileiros e surge para revolucionar o setor.
Além do baixo impacto ambiental, pode ser reciclado e, caso vá para o aterro sanitário, tem a biodegradação acelerada. A meta da Rhodia é que com seus lançamentos, eles consigam reduzir um milhão de toneladas de emissão de CO² até 2025.
O desenvolvimento dessa novidade foi realizado em parceria com a Lupo, empresa reconhecida no setor underwear. O lançamento oficial deste tecido biodegradável aconteceu durante o Minas Trend e o Congresso Internacional da Abit, com exemplares de meias Lupo confeccionados especialmente para a ocasião. Desde o lançamento, a Rhodia vem trabalhando com grandes empresas para desenvolver produtos no segmento de moda praia e esportiva.