Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Qual a diferença entre o Nylon 600 e Cordura 500?

Todo produto deve ser fabricado com tecidos de máxima excelência e é esse processo de busca pela qualidade que torna cada produto especial e diferenciado. O Nylon 600 geralmente e obviamente é associado ao material “Nylon”, mas, por incrível que pareça ele não é feito de “Nylon”.

O Nylon 600 foi criado para substituir o Cordura 500, como uma alternativa mais barata e que apresentasse resistência e durabilidade parecidas com o CORDURA®. Neste post vamos entender a real diferença destes tecidos associados a produtos como malas, mochilas, coletes e mais.

O Nylon 600

Para entendermos a história do Nylon 600 precisamos antes entender o que é o Nylon. O Nylon é um termo genérico para tecidos pertencentes a família das poliamidas ou a classe dos polímeros. Este fora desenvolvido durante a II Guerra Mundial e patenteado pela Dupont para uso em paraquedas como forma de substituir a seda. É conhecido mundialmente por ter sido a primeira fibra têxtil produzida na história da humanidade.

Acontece que, com o passar dos anos, e para buscar uma alternativa mais barata para aplicação em produtos de alta resistência, a indústria, principalmente chinesa, acabou criando um nome enganoso para um tecido sintético feito de Poliéster 600. É isso mesmo! O Nylon 600 é um tecido feito de poliéster e não apresenta as mesmas características de outros tecidos feitos de poliamida (como alta resistência, durabilidade e abrasão).

Por que então escolher o Nylon 600?

Nós, da Macias Têxtil, prezamos sempre pela máxima qualidade e transparência e, portanto, trabalhamos com o Poliéster 600, que é composto de fios de alta tenacidade. O Poliéster 600 é uma alternativa de custo reduzido para quem busca uma aplicação final em malas, mochilas e capas de colete à prova de bala. Aplicações estas que, em termos gerais, são parecidas com a aplicação dada a tecidos de alta tenacidade, especialmente a poliamida.

No entanto, é importante lembrar que devido ao fato de o Nylon 600 (ou agora que você já sabe o Poliéster 600) não ser regulamentado e homologado por marca alguma, este não apresenta um padrão de gramatura, qualidade ou garantia técnica. Portanto, sempre que buscar uma alternativa de custo à Cordura 500, procure informar-se sobre o real material do qual o produto é composto!

E o Cordura 500?

Quando falamos de tecidos CORDURA® a primeira informação relevante que precisamos considerar é o fato de que estes são sempre compostos por poliamida e, mais importante ainda, são apenas comercializados por empresas homologadas pela Invista®. Esta regulamentação confere ao tecido CORDURA® um padrão de qualidade e garantias técnicas infinitamente superiores a quaisquer outros tecidos associados a produtos finais de alta resistência.

A Macias Têxtil é uma das poucas indústrias homologadas pela Invista®, proporcionado ao seu negócio um tipo de tecido que resiste a muitos fatores do dia a dia, entre eles podemos citar à abrasão, rasgamento e perfuração. Para que tenhamos uma ideia mais concreta sobre o tecido CORDURA®, o mesmo tem resistência muito maior que o Nylon 600.

Vantagens do Tecido CORDURA®

Entre suas principais vantagens, além da alta resistência e durabilidade, o CORDURA® oferece muita facilidade na hora de limpar, rápida secagem, não corre o risco de mofar e conserva a aparência de novo durante muito tempo.

Outras vantagens encontradas no tecido CORDURA® são:

  • Alta durabilidade;
  • Resistência a rasgos e perfurações;
  • Resistência a abrasão (desgaste por atrito ou fricção).

A essência da marca CORDURA® da INVISTA celebra a durabilidade individual: “enquanto o mundo estiver cheio de indivíduos, continuaremos produzindo tecidos duráveis”. O tecido CORDURA® é o principal componente de muitos produtos de vestuário de alto desempenho do mundo, desde malas, estofados, mochilas, calçados, equipamentos militares até roupas táticas e outros vestuários de trabalho.

A marca CORDURA® é uma marca registrada da INVISTA, um dos maiores negócios industriais de polímeros do mundo. Para distinguir a marca CORDURA®, a palavra “CORDURA” deve ser escrita em maiúsculas, seguida da identificação “®” ou “tecido”.

E qual a grande diferença entre o Nylon 600 e CORDURA®?

Diante de tantas informações dadas até o momento, você pode até achar que é difícil encontrar diferença entre ambos. Mas, a grande diferença entre eles é a resistência e durabilidade dos produtos feitos, além é claro do custo.

O tecido CORDURA® é fabricado com fios de alta resistência e tenacidade, onde sua força de ruptura é superior aos encontrados no mercado, como exemplificado abaixo:

 CORDURA® após 3.000 ciclos

 Nylon após 1.000 ciclos

 Algodão após 700 ciclos

 Poliéster após 700 ciclos.

No Poliéster, popular e erroneamente conhecido por Nylon 600, a tenacidade dos fios é consideravelmente menor, conferindo uma resistência muito inferior ao desgaste provocado pelos ciclos. Mas, vale lembrar que é uma alternativa muito mais barata que o CORDURA®.

Agora que você já está ciente da diferença entre os dois, o melhor mesmo é que você tem duas ótimas opções! Com características tão parecidas, os dois tecidos aparecem como opções bastante vantajosas.  O simples fato de saber agora que ambos os tecidos são usados na fabricação de produtos militares, já mostra o tamanho da eficiência, resistência e durabilidade dos tecidos.

Quer saber mais? Entre em contato com a Macias Têxtil e conheça nossa gama de produtos.