Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Produto é de qualidade e ainda ajuda o meio ambiente e incentiva a Sustentabilidade

Não é de hoje que o PET é usado na industrial têxtil como matéria-prima, até porque foi nesse setor que ele iniciou sua trajetória como artigo, sendo utilizado na fabricação dos mais diversos produtos e variados segmentos como indústria automotiva, construção civil, entre outros. No entanto, quando a preocupação com a sustentabilidade se tornou algo primordial para o futuro da humanidade, até pela importância da preservação dos recursos energéticos e hídricos, que estão cada vez menores se levarmos em consideração a população mundial, também alterou-se a forma de se enxergar a importância da reciclagem do máximo possível de materiais, inclusive a de embalagens como garrafas PETs.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do PET, em 2008 foram recicladas mais de 253 mil toneladas de embalagens. Os números impressionam, principalmente se formos contabilizar quantas garrafas são necessárias para chegar a esse peso, assim como o quanto isto pode contribuir para a preservação da natureza.  É importante citar também que, dessas 253 mil toneladas de embalagens, 38% foram destinadas para a indústria têxtil.

O aproveitamento da quantidade de material, também é algo que deve ser levado em consideração. Na Macias Têxtil por exemplo, são necessárias 2 garrafas PETs de 500ml, para produzir fio suficiente para a confecção de um shorts. Uma outra vantagem é o tempo gasto no processo, que é mais curto se comparado a produção de poliéster puro. A economia acontece, pois na produção de tecido Pet, algumas etapas do processo comum são descartadas, o que proporciona benefícios tanto para o produtor, quanto para o Meio Ambiente.

Sustentabilidade gera consciência e renda

Além de contribuir para um futuro melhor para a natureza e consequentemente para o coletivo como um todo, pode-se dizer que a reciclagem de PETs também possibilita uma melhora na qualidade de vida de cada uma  das pessoas envolvidas no processo e isto do início ao fim, a começar pelo recolhimento feito através de colhedores individuais ou cooperativas de reciclagem de lixo, passando pela empresa que tem a preocupação ambiental e finalizando no consumidor que compra uma roupa, cuja confecção utiliza tecido produzido a partir de material reciclado.

Dentro desse processo, os benefícios são múltiplos e inimagináveis. Ao gerar renda, o coletor sente-se incentivado a colher cada vez mais, além de inconscientemente ou até muito consciente, acabar tornando-se um protetor da natureza, trazendo assim muitos ganhos ao meio ambiente que os cerca.

Ao se preocupar com o meio ambiente a empresa demonstra responsabilidade social e cria uma imagem positiva diante da comunidade e assim por diante.

Dentro de todo esse contexto, que comprova o quanto o papel de todos é fundamental nesta verdadeira cadeia, vale citar a importância da coleta seletiva, especialmente para desperta a consciência de todos os cidadãos e não necessariamente apenas aqueles envolvidos no processo. Um outro ponto é que facilita o trabalho dos coletores, além de contribuir com a organização na hora de descartar o lixo, trazendo inclusive mais higiene no local onde o descarte é feito.

 Pilares do Desenvolvimento da Sustentabilidade

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) o desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares:

  • Desenvolvimento Econômico
  • Desenvolvimento Social
  • Proteção Ambiental

 

Como pode-se notar, a reciclagem de garrafas PETs abraça esses três itens da forma mais satisfatória possível.

Vantagens da Reciclagem

Já falamos sobre as vantagens socioeconômicas alcançadas a partir da reciclagem de garrafas PETs e abaixo listamos outros pontos positivos deste processo:

  • Quando esse material é reutilizado gera economia de água, além da energia e de outras matérias-primas como o petróleo, por exenplo;
  • A reciclagem ajuda a evitar o acúmulo de produtos PETs em lixões e aterros
  • O uso de material PET na indústria têxtil prolonga a vida útil do tecido

 

Empresas Responsáveis

Não é preciso dizer, porém é sempre bom reforçar, que as empresas que trabalham com a reciclagem de tecidos praticam a responsabilidade socioambiental, ajudando a preservar o meio ambiente e incentivando a prática dos famosos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

A título de curiosidade, vale explicar que a política dos 3R’s é um conjunto de ações sugeridas durante a Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992, com o objetivo de promover o consumo consciente da população.

Produtos finais

No mercado da moda, um dos fatores que mais geram atenção do público-alvo é sem dúvida o design da peça, no entanto, não podemos dizer que a qualidade do produto também não pode ser medida a partir do material que é produzido, muito pelo contrário, esse é um dos fatores que mais contribuem. Partindo desse pressuposto, se for possível ter uma peça esteticamente agradável, confeccionada com um material resistente e cuja vida útil seja prolongada, melhor ainda.

Jaquetas, bermudas, calças, blusas, vestidos, as possibilidades são infinitas assim como as vantagens. Um detalhe interessante por exemplo, é que os tecidos produzidos a partir de materiais reciclados como os feitos com fibras de poliéster e até mesmo algodão, além de possuir vida útil prolongada, ainda possui toque leve e macio.  Bom, bonito, gostoso de usar e ainda contribui com a natureza. Melhor, impossível!