No início do século passado, as guerras que o mundo vivia deram origem a uma corrida desenfreada pelo desenvolvimento de novos materiais, mais resistentes e mais leves, que pudessem seu usados em para-quedas e roupas de guerra, como substituição às fibras naturais, como o algodão e a seda.

Dessa corrida tecnológica surgiram as primeiras fibras sintéticas, em especial a poliamida, ainda hoje uma das mais utilizadas na indústria têxtil. Este polímero pode ser encontrado de diversas formas, inclusive em indústrias pesadas, por exemplo, devido à sua estrutura resistente que permite ótimo balanço entre desempenho e custo.

Além disso, veja quais são as principais características da composição:

  • Elevada resistência e rigidez.
  • Ductilidade (capacidade de estirar ou comprimir) funcional a temperaturas baixas.
  • Elevada fluidez e fácil enchimento do molde.
  • Excelentes propriedades de isolamento elétrico.
  • Resistência química excepcional.
  • Elevada barreira ao oxigênio.

Um dos materiais mais notáveis dentro deste vasto grupo se trata do Nylon 70 Denier, um Fio produzido através da Fibra Nylon 6.6. Lembre-se que um Fio é produzido a partir de um conjunto de fibras ou filamentos, como já foi explicado neste blog (incluir link para artigo sobre as diferenças entre eles). É importante ressaltar que Nylon 6, Nylon 6.6, Nylon 6.1, Nylon 6.12, Nylon 4.6 e Nylon 11 não são tecidos, são fibras têxteis a partir das quais se produzirão os fios e em seguida, os tecidos.

O Denier é uma unidade de medida utilizada para descrever a densidade em massa linear de fios, mais comumente usada nos Estados Unidos, a qual indica basicamente quantos gramas pesam 9km do fio. À medida que o número aumenta, o fio fica mais denso ou à medida que o número diminui, o fio fica menos denso. Isso significa dizer que o Nylon 70 Denier com comprimento de 9.000m, pesa o equivalente a 70g.

As Características e Utilizações do Nylon:

Desde o início de sua trajetória, a Macias Têxtil vem aprimorando os seus produtos confeccionados, oferecendo ao mercado não somente o Nylon 70, mas também o Nylon 70 Resinado. O mesmo é indicado, principalmente, para a confecção de barracas de camping, jaquetas corta-vento, forros de jaquetas, capas de chuva, guarda-chuvas e guarda-sol.

A fibra de Nylon, conforme mencionado, também é utilizado na produção de diversos outros produtos, como em cerdas de escovas de dentes, suturas cirúrgicas e também em linhas para a pesca, indo muito além da indústria têxtil, que é a especialidade da Macias.

Já entre os diversos tipos de Resinados, destacamos:

  • Nylon 70 com Hidro Repelência
  • Nylon 70 Resinado com PVC + Hidro Repelência
  • Nylon 70 Resinado com Resina Acrílica + Hidro Repelência
  • Nylon 70 com High Tech (Cirré, tecido sintético semelhante ao couro)

Diante dos inúmeros tratamentos realizados na Macias Têxtil, destaca-se o processo de PVC + Hidro Repelência. E você sabe quais são as características que este processo dá ao fio? Este método consiste em um revestimento de PVC que é feito no lado interno do tecido e que garante impermeabilidade ao mesmo. Ainda, no lado externo é realizado um banho de fluorcarbono, para repelir a água. Ou seja, neste caso obtém-se uma dupla proteção contra a água.

É um processo muito utilizado na fabricação de capas-de-chuva e barracas de camping, pois são tecidos que precisam da garantia de que a água não transpasse de maneira alguma.

 

 Outro tecido oriundo desse material é o Nylon 70 Rip Stop (em tradução livre, à prova de rasgões), produzido com fios Nylon 70 Denier entrelaçados com fios de reforço, em intervalos regulares, o que os torna resistentes a eventuais rupturas.

A técnica do reforço especial é o que os torna resistentes a rasgos. Durante a tecelagem, os fios de reforço são entrelaçados em intervalos regulares em um padrão de cruzamento. Os intervalos são tipicamente de 5 a 8 milímetros.

É considerado um tecido leve mesmo com os fios de reforço, os quais aparecem tridimensionalmente na textura do tecido, devido a diferentes  espessuras dos fios utilizados, formando o desenho de pequenos quadrados ou retângulos no material.

O Nylon Ripstop pode ser impermeável, resistente à água, resistente ao fogo ou ter porosidade zero (não permite a entrada nem de ar, nem de água).

Como se pode notar, a indústria têxtil é apenas uma das diversas aplicações do Nylon 70 e dentro deste setor, a Macias Têxtil tem se destacado pela sua experiência e segurança na produção de diversos tipos de tecidos.

A Macias Têxtil é uma empresa 100% brasileira, uma das maiores e mais tradicionais empresas têxteis voltadas à produção de tecidos de poliamida (Nylon), poliéster ou mistos (blends) destes fios.

Envie seu contato e obtenha o melhor orçamento em tecidos técnicos, esportivos, tecnológicos e colegiais. Quer saber mais? Entre em contato com a Macias Têxtil e conheça nossa gama de produtos.